Foto: Anselmo Cunha (Agência RBS/Divulgação)
l se enfrentaram na tarde deste domingo (21), em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Pressionados, ambos os times entraram em campo na Arena com uma missão: vencer e amenizar a pressão.

Por 3 a 1, com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, o Grêmio saiu melhor no Gre-Nal 439 e respira aliviado na rodada. Já o Internacional viu aumentar a pressão em cima do técnico Mano Menezes.
Primeiro tempo
Quem iniciou o jogo pressionando foi o Internacional, logo nos primeiros minutos. Porém, aos seis minutos, Luis Suárez arrancou, puxou para a direita e chutou de fora de área, sem chances para defesa e abriu o placar.
O passar dos minutos foi bastante movimentado, tendo os colorados com posse de bola, mas sem efetividade, enquanto o tricolor administrava o jogo e aproveitava as brechas para avançar. Na calma, os gremistas ampliaram o placar, aos 30 minutos com Villasanti, que aproveitou as falhas do sistema defensivo colorado, apareceu na área e marcou.
Segundo tempo
Os primeiros minutos da segunda etapa foram marcados por divididas e falta de pontaria das duas equipes. Aos 7, Kannemann, zagueiro gremista, levou o segundo amarelo e foi expulso. Com um a menos, Renato Portaluppi fez alterações pois precisava repor a defesa; com isso, Suárez ficou sozinho no ataque.
Por outro lado, o Internacional até tentou pressionar o adversário e tinha mais posse de bola; porém, essa vantagem não foi efetiva. Em contra-ataque, Suárez tabelou com Reinaldo, que lançou Bitello e o camisa 39, chutou na gaveta, sem chances para o goleiro Keiller.
Mesmo em desvantagem, o Inter subiu ao ataque com o objetivo de, pelo menos, amenizar o resultado. E de tanto insistir, o gol saiu: Alan Patrick cobra escanteio e Johnny, de cabeça, diminiu o placar, aos 43 do segundo tempo, 3x1.
Tabela de classificação
Com a vitória, o Grêmio ocupa a 10º colocação, com 11 pontos. Já o Internacional está no 14º lugar, com 7, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.
As equipes voltam a campo no próximo fim de semana pela 8ª rodada do Brasileirão. No sábado (27), o Grêmio visita o Athletico, às 16h, na Arena da Baixada. O Inter joga no domingo (28), às 16h, contra o Bahia, no Beira-Rio. Antes disso, o Colorado tem um compromisso pela Libertadores. Na quinta-feira (25), encara o Metropolitanos, às 21h (de Brasília), na Venezuela.